institucional.sescon.org.br

Notícias / Abri uma empresa! E agora, como promovê-la? (Parte I)

16/11/2017

Abri uma empresa! E agora, como promovê-la? (Parte I)

Existem itens de comunicação que são básicos quando você tem uma empresa. Conheça abaixo os primeiros e imprescindíveis serviços que você deve buscar.

 

LOGOTIPO

O logotipo (junção das palavras gregas lógos, significado, e typos, símbolo) é o elemento pai na identidade visual corporativa. Por mais simples ou comum que pareça ao ser criado, ele ganha vida e significado ao longo da existência da empresa que o utiliza, tornando-se sinônimo daquilo que ela oferece, como “qualidade”, por exemplo. Em outras palavras, um logotipo não consegue transmitir, por si só, força a uma empresa; são os esforços da empresa que fazem da marca uma fortaleza e até um bem incalculável.   No caso de novas empresas, um logotipo bem desenhado, além de causar uma boa primeira impressão, constitui uma promessa ao cliente potencial, devendo refletir o ramo de atividade, conversar com o público-alvo e respeitar sua missão, visão e valores. Tudo para que a sua empresa tenha a identidade perfeita e se destaque.

 

PAPELARIA

Para reforçar a identidade corporativa, constitui boa prática divulgar a marca em toda comunicação que sai da empresa, mesmo que se trate de uma anotação informal para um cliente ou fornecedor.   Cartões de visita, timbrados, envelopes e outros itens de papelaria são uma maneira simples de reiterar sua marca, fazendo com que os receptores sejam impactados imediatamente e tenham acesso fácil às suas informações de contato, como telefone e endereço. Toda a papelaria deve ser desenvolvida com muito bom gosto e simplicidade para causar uma boa impressão sem cansar o público-alvo.  

 

WEBSITE

A internet permite que as informações se propaguem de forma rápida e dinâmica, sendo facilmente atualizadas a um custo infinitamente menor ao dos tradicionais materiais impressos. Os websites desempenham inúmeros papéis e seu desenvolvimento deve contemplar cada um dos itens a seguir:  

  • Respeitar a identidade visual da empresa.
  • Respeitar o perfil do público-alvo.
  • Oferecer conteúdo objetivo e interessante.
  • Ser de fácil navegação, sem problemas técnicos relacionados às diferenças entre browsers.
  • Oferecer ao usuário uma experiência prazerosa, em que ele atinja seus objetivos, sem eles comprar um produto facilmente, encontrar rapidamente uma informação de que precisa, relacionar-se com uma marca ou consumir conteúdo.

 

Ao abrir um negócio, você está em uma fase de investimentos pesados e não precisa se endividar para seguir todas estas sugestões de uma só vez. Você pode iniciar apenas com o logotipo, o cartão de visita e uma página web simples. Depois, quando estiver com as contas estabilizadas, lembre-se de investir continuamente em sua imagem, ampliando sua papelaria e website.

Cumprida esta etapa inicial, você estará pronto para investir na divulgação, que será nosso próximo tema deste conjunto de artigos feitos para a Tractu Contábil.

Autoria:

Michelle Piereti Rodrigues

Sócio-Proprietária da PieReti Propaganda e Marketing (www.piereti.agency)

Clientes da Tractu Contábil ganham 10% de desconto na primeira contratação de serviços.